ANESTESIA

A Anestesiologia vem desenvolvendo um papel essencial na medicina veterinária, auxiliando a realização de procedimento cirúrgico e/ou ambulatorial de maneira mais segura e efetiva. Com a realização de tranquilização, sedação e/ou anestesia e analgesia espera-se promover no paciente menor estresse, desconforto e dor com diminuição de ocorrência de efeitos indesejáveis.

A avaliação pré-operatória de um paciente é realizada pelo médico veterinário anestesista e equipe. E de acordo com essa avaliação, haverá escolha da melhor técnica a ser executada e dos fármacos mais adequados para o caso específico. Além disso, o anestesista é responsável pela monitoração dos parâmetros vitais do paciente, estando apto a realizar manobras necessárias para a preservação da vida.

Atualmente, com a chamada anestesia balanceada há a utilização da combinação de diferentes classes de fármacos anestésicos com o objetivo de se aproveitar as melhores características de cada e diminuir assim os efeitos indesejáveis. Além da anestesia balanceada, o anestesista pode promover analgesia multimodal, através da utilização de diferentes fármacos que atuarão em locais diferentes de transmissão da dor, reduzindo portanto os efeitos adversos de cada um e minimizando a necessidade do incremento de analgésicos opióides no período pós-operatório, por exemplo.

Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas num procedimento anestésico-cirúrgico tais como: aplicação de anestesia infiltrativa local e anestesia regional, Anestesia Parcial Intravenosa (PIVA), Anestesia Total Intravenosa (TIVA), Anestesia Inalatória. Essas técnicas podem ser utilizadas de maneira isolada ou combinada de acordo com o tipo de procedimento a ser realizado e principalmente de acordo com o paciente. O procedimento anestésico é sempre individualizado.

Os pets (assim como os humanos) antes de serem anestesiados devem ser avaliados clinicamente e realizar exames pré-operatórios para que se determine o estado geral desse paciente (identificando a existência de enfermidades pré-existentes) e assim prepara-los adequadamente para o procedimento. Na maioria das vezes, a solicitação desses exames é realizada pelo médico veterinário clínico podendo o anestesista e/ou cirurgião na avaliação pré anestésica/cirúrgica solicitar outros exames complementares. O intuito é de sempre minimizar riscos desnecessários.