DERMATOLOGIA

As doenças da pele correspondem a grande parte dos atendimentos em cães e gatos na rotina da clínica veterinária. A dermatologia veterinária é uma área dentro da medicina veterinária que atua diagnosticando e tratando afecções na pele, pelos, unhas e orelhas. Dentre as principais dermatopatias estão as doenças ocasionadas por ácaros, fungos, bactérias, as dermatopatias autoimunes e as alérgicas.  Casos de dermatites alérgicas possuem alta frequência de atendimento e dentre as principais causas estão a picada de ectoparasitas como, por exemplo as pulgas e os carrapatos, a hipersensibilidade alimentar e a dermatite atopica. A diferenciação entre elas, assim como a exclusão de outras causas de lesões cutâneas, são muito importantes para a instituição do tratamento correto,

exame parasitológico de raspado cutâneo de cão com demodiciose contendo ácaros do gênero demodex

 Outras doenças apresentadas nos pets como doenças endócrinas, deficiências nutricionais, infecciosas, paraneoplásicas e alguns distúrbios comportamentais também podem apresentar manifestações cutâneas. Algumas doenças na pele dos pets também podem ser zoonoses (doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos).

O diagnóstico correto e precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. É necessária a avaliação da saúde geral do paciente e a realização de exames dermatológicos como o exame parasitológico de raspado cutâneo, impressão com fita de acetato, exame citológico, tricograma, avaliação com a lâmpada de wood, cultura microbiológica e biópsia de pele, de acordo com a indicação de cada caso e tipo de lesão apresentada pelo paciente. Associados a esses exames, dados do paciente como, seu histórico, informações sobre o ambiente em que vive, alimentação, banhos, presença de contactantes, evolução da doença e se o paciente se coça e qual frequência e intensidade são importantes para a obtenção do diagnóstico e dessa forma, a instituição do tratamento indicado para cada caso.

lesão na pata de canino diagnosticado com demodiciose

Se seu pet apresentar coceira, falhas de pelo, vermelhidão na pele, descamação, nódulos, pústulas, alteração na coloração da pele ou outras lesões, procure um atendimento em dermatologia veterinária.