ENDOSCOPIA

O exame endoscópico, assim como o colonoscópico, são importantes ferramentas de apoio diagnóstico ao Clínico, porque permitem muito mais do que a coleta de material para analise. A técnica permite a retirada de corpos estranhos do trato digestivo, a fixação de sondas, a avaliação e coleta de materiais e tecidos do trato digestivo e respiratório. 

A técnica consiste no uso de uma câmera de alta resolução, implantada na extremidade de uma sonda totalmente interativa e funcional que permite a introdução concomitante de instrumentos como pequeninas pinças, redinhas para captura de corpos estranhos, injetores de água e ar comprimido, sugador e outros delicados e importantes instrumentos.

Pode parecer curioso o uso de ar comprimido, mas é através da insuflação com ar no interior da cavidade ou do segmento de víscera que se obtém a distensão da mesma permitindo uma visão mais ampla e clara.

Embora o ar seja quase todo removido ao final do trabalho, quase sempre fica um pouco de ar residual que pode causar leve desconforto, mas absolutamente suportável para o animalzinho.

Muitas pessoas, até mesmo profissionais da área, consideram estas técnicas recentes no apoio ao Clínico, mas o primeiro registro de imagens obtidas do interior do trato digestivo de um cão através do uso de um endoscópico data de 1902, ou seja, já há mais de um século a técnica vem sendo aperfeiçoada em prol da Medicina e da Medicina Veterinária.

É muito gratificante quando a endoscopia consegue retirar um corpo estranho do trato digestivo de um animalzinho, evitando a abertura do abdome. Isso permite uma mais rápida recuperação do animal, sendo também muitas vezes menos dolorosa. Cabe ressaltar que nem sempre isso é possível e apesar de todos os esforços da técnica muitas das vezes faz-se necessária a abertura do abdome e isso sempre deverá ser informado ao proprietário afim de não gerar uma falsa expectativa.

Tanto a endoscopia quanto a colonoscopia têm como objetivo a avaliacao do trato digestivo. A endoscopia refere-se ao exame do trato digestivo alto (da boca até o início do intestino delgado) e  a colonoscopia refere-se à porção final do trato digestivo (do ânus ao intestino grosso).

Como são exames de imagem em que a câmera percorrerá o tubo digestivo, o preparo adequado do animalzinho é indispensável para a realização de um trabalho de qualidade. Obedeça sempre a orientação do seu Médico Veterinário e se houver alguma dúvida, não deixe de esclarecê-la porque uma informação esquecida ou ignorada pode inviabilizar um exame ou mesmo interferir negativamente no seu resultado.