OFTALMOLOGIA

Entre os problemas frequentes do nosso serviço de oftalmologia estão as cataratas. Catarata  vem a ser a opacificação de uma lente intraocular chamada cristalino que pode ser ocasionada por defeito congênito ou hereditário e tem seu tratamento em casos selecionados por cirurgia ,utilizamos há décadas a técnica de facoemulsificacao que usa um equipamento que aspira a catarata com uma incisão de apenas 3 mm.

 Podemos ainda destacar os glaucomas. Glaucoma é o aumento da pressão intra-ocular. Os glaucomas primários são de origem congênita ou hereditária ,e os secundários decorrentes  de  outras desordens que ocorrem ,sendo ambos por vezes de  difícil controle  sendo hoje ,mesmo considerado um desafio  terapêutico e também cirúrgico  sendo as raças mais afetadas  o Beagle e o Cocker.

Outro problema de enorme importância clínica é a Ceratoconjuntivite seca popularmente conhecida como olho sêco.Vem a ser a diminuição da produção lacrimal em indivíduos susceptíveis provocado pelo uso de medicamentos tópicos, sistêmicos, doenças virais, radiação, neurogênica, imunomediada, iatrogênica cirúrgica (extirpação glândula da terceira pálpebra) e etc.

 Desordens palpebráis como ectrópio e entrópio (enrolamento dos cílios para dentro ou para fora com arranhamento da córnea), fendas palpebrais muito largas (queratite de exposição) e obstrução dos dutos nasolacrimais são regularmente tratadas por terapia cirúrgica.

 Lacerações de córnea de variável profundidade  e gravidade provocadas principalmente por combates entre felinos e  cães. Cegueiras por patologias da retina e nervo óptico são detectáveis através de exames de fundo de olho utilizando-se uma combinação de oftalmoscopias direta e indireta permitindo algumas vezes  a realização de diagnósticos de doenças sistêmicas através  desses exames pois possuo em arquivo a ocorrência de mais de 50  doenças orgânicas que possuem manifestação ocular.

 Cristalinos luxados (fora de posição) são vistos em algumas raças predispostas como o Basset Hound e Schnauzers. É freqüente no nosso serviço, o atendimento de animais já num severo grau de déficit visual pois a maioria de suas patologias oculares que levaram aos problemas visuais passou durante dias, meses e até anos desapercebidas tanto dos clínicos veterinários quanto dos proprietários.

 Tenho a convicção de que muitas dessas patologias não levariam seus portadores a serem indivíduos deficientes visuais se um oftalmologista veterinária tivesse-os examinado. Aconselho o exame oftalmológico precoce nos Poodles(cataratas), Beagles(glaucoma), Cockers(olho seco), Bichon e Lhasa(distrofias corneais) alem das raças orientais(Shar-Pei,Chow-Chow,etc) que possuem problemas palpebrais e alguns Pastores Alemães(Pannus). Em resumo todos os cães de estirpe muito selecionada e/ou com antecedentes de descendência deficiente visual devem ser examinados ainda quando filhotes.