CLINICA GERAL

Este segmento da Medicina está se tornando cada vez mais raro. Vivemos um momento em que as especialidades clínica estão crescendo cada vez mais. De certa forma isso é de extrema importância, mas o especialista não pode orientar questões que envolva uma equipe multidisciplinar, esse papel cabe ao clínico geral.

Para entendermos o papel do clínico geral será preciso ter em mente que clínica geral e especialidades não são entidades distintas, mas que se complementam. 

É como se fossemos assistir a uma orquestra. Podem estar presentes inúmeros músicos, mas via de regra, haverá somente um maestro.

De certa forma, é assim que deveria funcionar a clínica médica. O Clínico Geral atuando como regente de uma orquestra que pode envolver inúmeros outros médicos especialistas, cada um exercendo o seu papel, como cada músico toca seu instrumento. O regente, nesse caso o clínico, reúne todas as informações, filtra, julga e define os melhores passos a serem dados na conduta de cada caso. 

Naturalmente que seguir a orientação dos especialistas é fundamental quando se pretende realizar um trabalho em equipe, mas o julgamento final caberá ao Clínico.

Outra questão importante quanto à clínica médica é cultural, pois só procuramos o médico ou o veterinário quando estamos nos sentindo mal ou quando vemos que nossos animaizinhos não estão bem. Isso é extremamente perigoso, uma vez que alguns problemas simples e muitas vezes sem sinais clínicos pode tornar-se grave se não for diagnosticado em tempo.

Há também uma questão ética, visto que o Conselho de Ética Veterinária proíbe a prescrição de medicamentos sem o prévio exame físico do paciente.

Casos emergenciais deverão ser sempre tratados com a importância que merecem e o animal deverá ser sempre levado imediatamente para atendimento na clínica. A consulta por telefone ou qualquer outro meio que não o presencial leva à perda de tempo, suspeitas diagnósticas inconclusivas e pode representar risco importante à vida do animal.

Leve seu animalzinho para visitas clínicas regularmente, a prevenção é sempre o melhor caminho.