MEDICINA DE FELINOS

O gato animal independente, mas doméstico, distante, mas carinhoso, o gato é um ser misterioso por quem o Homem se sente fascinado, ao ponto de fazer dele objeto de culto em algumas civilizações. De forma contraditória, o gato foi visto por diferentes culturas como um aliado das forças do mal ou um ser divino digno de culto.

Desde o início da aproximação do homem, o gato já foi adorado, perseguido. Na atualidade em muito países, figura como primeira escolha entre os animais de estimação, um merecido reconhecimento de suas infinitas qualidades e expurgo do preconceito que perseguiu a espécie por anos.

O gato mia e o cão late!

Há muitas outras diferenças entre essas duas espécies que devem ser de conhecimento do médico veterinário que atua na clinica de pequenos animais e os veterinários sabem como é desafiador lidar com  gatos. Os médicos veterinários devem se esforçar continuamente, estar abertos ao conhecimento sobre gatos, pois estes animais não revelam seus segredos com facilidade; ao contrário, as pistas só se tornam evidentes aqueles que as observam com atenção. 

 O INPA apresenta em sua equipe dois médicos especializados em medicina felina e na técnica Cat Friendly Practice: Dr. Arthur Arruda e Dra Graziele Rodrigues. O especialista em felinos além de se basear  na “antiga escola” de um bom  histórico e um exame clinico abrangente é capacitado a terapêutica adequada a espécie, a manipulação correta e a comunicação com os gatos, respeitando suas peculiaridades e seus extintos. Conhecimentos específicos e familiaridade com doenças e moléstias que acometem o gato e o seu comportamento e aplicação do sistema Cat Friendly Practice que visa modificar a rotina de atendimento propiciando uma consulta como experiência única e amigável ao gato, desde a saída de casa, sua recepção na clínica, a possibilidade de internamento e demais orientações que possam cercar o felino em uma clínica veterinária.

Saber como o gato percebe seu meio e se comunica com ele e com os outros gatos nos ajuda a compreender melhor os sinais desse animais no hospital veterinário. Compreender o gato melhora a consulta e os cuidados de saúde dos felinos. O trabalho com confiança nesse conhecimento torna mais apto o atendimento ao gato e seu tutor e a interação com o hospital e o especialista em felinos.