ENDOCRINOLOGIA
A endocrinologia veterinária é a especialidade que estuda as glândulas e os tecidos responsáveis pela secreção e modulação de substâncias reguladoras do organismo (hormônios) e sua interrelação com outros órgãos nos animais. As principais glândulas secretoras de hormônio são tireoide, adrenais (também chamadas de suprarrenais), hipófise, pâncreas, hipotálamo e paratireoides.
Assim como vem ocorrendo nas outras áreas da medicina veterinária, a endocrinologia tem sido cada vez mais tema de pesquisa e estudo . Em decorrência disso, as doenças têm sido diagnosticadas cada vez mais precocemente, aumentando assim as chances de compensação clínica e sobrevida de nossos pacientes. Mais recentemente foi descoberto que o tecido adiposo é um importante órgão secretor de hormônios e por isso tem sido alvo de pesquisa na busca pelo controle e prevenção da obesidade.
Os distúrbios hormonais e metabólicos são cada vez mais comuns nos animais. As doenças endócrinas são de caráter crônico e podem levar os animais ao óbito se não diagnosticadas a tempo e tratadas de forma adequada. As endocrinopatias mais comuns no cão e no gato são: hiperadrenocorticismo (também chamada de síndrome de Cushing), diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo. Outras incomuns, porém, não raras, são: diabetes insipidus, insulinoma, síndrome de Addison, hiperparatireoidismo, entre outras.
Vale lembrar que a obesidade também é uma doença de origem e consequência endócrinas. Animais com estilo de vida mais sedentário e que recebem alimentação inadequada podem desenvolver sobrepeso ou obesidade, com aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, resistência à insulina que é o hormônio que diminui os níveis de glicose no sangue, além de produzir substâncias pró-inflamatórias que irão agir em articulações, rins, coração e pele.
Os tutores devem se preocupar se notarem perda ou ganho de peso significativo em seus pets. Outros parâmetros a serem observados são: ingestão hídrica, frequência urinária, apetite, comportamento, pele e pelagem. Alterações intensas nesses quesitos podem estar envolvidas com um distúrbio hormonal e um médico veterinário com experiência em endocrinologia deve ser procurado.