HISTOPATOLÓGICOS
DIAGNÓSTICO ANATOMOPATOLÓGICO
O termo patologia é utilizado para definir o estudo das doenças, com ênfase nas alterações morfológicas e funcionais das células, tecidos e órgãos. É a partir do conhecimento das doenças que são aplicadas as variadas formas de tratamento, controle e profilaxia.
A obtenção de um diagnóstico correto que responda adequadamente às necessidades na prática clínica diária, capaz de interpretar e justificar os sintomas observados, constitui um dos maiores objetivos do serviço de Anatomia Patológica. Tem a finalidade de informar ao clínico a natureza, a gravidade, a extensão, a evolução e a intensidade das lesões, além de sugerir ou até mesmo confirmar a causa da afecção.
Através do diagnóstico histopatológico identificam-se agentes parasitários, bacterianos e fúngicos, assim como doenças de origem alérgica, autoimune, hormonal, neoplásica, entre outras. A adequada e rápida emissão de um diagnóstico anatomopatológico pode ser determinante para a orientação da terapêutica mais apropriada e ser fundamental ao contribuir para o tempo de sobrevida do animal.
O diagnóstico pode ainda ter importância em saúde pública, visto que algumas das enfermidades dos animais podem ser zoonoses, como sarnas e micoses, e infectarem os seres humanos.
As amostras avaliadas incluem: biópsias de lesões ou tumores (incisionais ou excisionais); peças anatômicas ou cadáveres. A análise anatomopatológica se divide em duas etapas: avaliação macroscópica e microscópica. A avaliação macroscópica consiste na descrição de características da peça cirúrgica, tais como a coloração, diâmetro, forma, consistência e presença de cistos. Esta etapa inclui a clivagem, que é a seleção das áreas mais adequadas e representativas da lesão, que serão destinadas à avaliação microscópica.
O exame microscópico consiste na avaliação de lâminas histológicas, com auxílio de um microscópio óptico. Após a clivagem, o fragmento tecidual é processado: incluído em bloco de parafina, cortado e corado. A partir das lâminas geradas, é possível avaliar as células e os tecidos normais, bem como diferenciá-los dos alterados patologicamente.