PREVENÇÃO CONTRA DIROFILARIOSE
Dirofilaria immitis,
É um parasita do coração e artéria pulmonar do cão, é um verme que é transmitido de um hospedeiro para o outro hospedeiro através das picadas de mosquitos infectados pelo parasito. Entre os mosquitos transmissores está o Aedes aegypti.
O hospedeiro definitivo é o cão, mas também pode infectar gatos, lobos, coiotes, raposas e outros animais, O parasita é comumente chamado de “heartworm“; no entanto, os vermes adultos vivem principalmente nas artérias pulmonares, a medida que a quantidade de parasita aumenta, alguns migram para o coração, e possui um grande efeito sobre a saúde do animal.
Podendo causar:
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Hipertensão pulmonar
- Trombose
- Endocardite
- Glomerulonefrite
- Fadiga
- Dispneia
- Tosse
- Hemoptise
- Emagrecimento
- Aumento do volume abdominal (liquido livre – ascite)
- Síndrome da veia cava
- etc
Os vermes passam por diversas fases ao longo da vida antes de se tornarem adultos e enfim infectarem a artéria pulmonar do animal hospedeiro
O período entre a infecção inicial quando o cão é mordido por um mosquito e a maturação dos vermes em adultos que vivem no coração e na artéria pulmonar, leva de 24 a 32 semanas nos cães e nos gatos 28 semanas, sendo conhecido como o “período pré-patente”
O verme adulto fêmea tem cerca de 30 cm de comprimento, e o macho tem cerca de 23 cm, com uma cauda enrolada. Os vermes adultos acasalam e as fêmeas começam a dar à luz às microfilarias, estas sobrevivem na circulação sanguínea por até dois anos e estão presentes em cerca de 60% dos cães infestados.
Diagnóstico:
Teste Elisa para o antígeno do verme adulto
Prevenção:
Há muitas drogas disponíveis, que são utilizadas na prevenção da Dirofilariose. Podem ser de administração mensal ou anual.
Mensal – comprimidos via oral ou pipetas aplicadas sobre o dorso do animal.
Anual – injetável (Proheart) Aplicação anual em animais acima de 9 meses, proteção a partir de 6 meses. Cães entre 6 e 9 meses necessitam reforço. Também é indicado na parasitose por Ancylostoma caninum.